Comissão Organizadora da Consulta à Universidade

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS DEBATES PARA CONSULTA A REITOR/A E VICE-REITOR/A DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Sem categoria 24 de março de 2016. Visualizações: 628. Última modificação: 24/03/2016 20:49:55

DATAS DOS DEBATES

Mossoró – 29/03/2016, às 18h

Pau dos Ferros – 31/03/2016, às 15h

Angicos – 04/04/2016, às 15h

Caraúbas – 06/04/2016, às 09h

ORGANIZAÇÃO DOS BLOCOS DO DEBATE – 5 BLOCOS

1º BLOCO – APRESENTAÇÃO DAS CHAPAS

Cada CHAPA faz a apresentação inicial por ordem de sorteio. Poderão usar da palavra o candidato a reitor (a) e/ou vice.

Tempo: 5 MINUTOS PARA CADA CHAPA

2º BLOCO – DISCUSSÃO TEMÁTICA

Tanto as perguntas (tema), quanto à ordem de quem e para quem faz a pergunta será decidida mediante sorteios. Cada candidato terá direito a fazer uma única pergunta, sendo garantida réplica e tréplica. Cada candidato só poderá responder uma única vez.

O tema só poderá ser explorado em uma rodada, na rodada seguinte deverá ser sorteado outro tema. As perguntas deverão ser direcionadas pelos temas. Será proibida alguma pergunta sobre a vida pessoal de qualquer candidato, bem como a sua integridade moral deverá ser respeitada.

RÉPLICA: 2 MIN

TRÉPLICA: 1 MIN

TEMAS: ASSISTENCIA ESTUDANTIL, ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INFRAESTRUTURA E GESTÃO DE PESSOAS

INTERVALO – 10 MINUTOS – Durante o intervalo os candidatos poderão descer do palco para se reunirem com as suas coordenações de campanha. Neste momento será o prazo final para que os participantes possam depositar sua pergunta na urna destinada para esse fim.

1. Será disponilizado, pela coordenação do debate, um formulário padrão para a elaboração das perguntas;
  2. O prazo poderá ser estendido pelo mediador, caso perceba que ainda há participantes na fila para entregar sua pergunta, declarando o encerramento da entrega dos formulários assim que finalizar a fila.

3º BLOCO – PERGUNTAS DAS ENTIDADES SINTEST, ADUFERSA, DCE

Cada entidade faz uma pergunta por escrito aos candidatos que respondem por ordem de sorteio à mesma pergunta.

4º BLOCO – PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Serão sorteadas três perguntas do público e encaminhadas por escrito. Cada candidato responde a mesma pergunta por ordem de sorteio.

5º BLOCO – CONSIDERAÇÕES FINAIS DE CADA CHAPA

Cada CHAPA faz as considerações finais por ordem de sorteio. Poderão usar da palavra o candidato a reitor(a) e/ou vice.

Tempo: 5 MINUTOS PARA CADA CHAPA

REGRAS E OBSERVAÇÕES

 Será formada uma Comissão de Debate formada por um membro de cada uma das três entidades (SINTEST, ADUFERSA e DCE). Essa Comissão será a responsável por julgar pedidos de direito de resposta, pedidos diversos dos candidatos no decorrer do debate, auxiliar o mediador na ordem e organização.

 Pode também ser concedido “direito de resposta” ao candidato que sofreu ofensa de natureza moral ou ideológica (1 minuto), desde que solicitado pelo candidato a reitor ou a vice;

Os mediadores serão formados por pessoas externas da comunidade universitária da UFERSA;

 As perguntas não poderão ser ofensivas à honra e à imagem do candidato. O mediador terá a responsabilidade de verificar (ler) com antecedência sobre a finalidade da pergunta, se ela for dúbia sobre a sua intenção, será descartada e automaticamente observada a seguinte.

 Caberá ao mediador:

I – indeferir perguntas impertinentes ou de cunho exclusivamente pessoal;

II – evitar alterações entre os candidatos e entre estes e a plenária e viceversa;

III – censurar o uso de expressões injuriosas e depreciativas da imagem de membros e candidatos da UFERSA;

IV – solicitar da plenária contenção em manifestações consideradas inoportunas;

V – interferir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra; e

VI – efetuar os sorteios da ordem das falas dos candidatos durante o debate.

Mossoró, 24 de março de 2016.

Sindicato Estadual dos Trabalhadores da Educação do Ensino Superior – SINTEST/UFERSA

Associação dos Docentes da UFERSA – ADUFERSA

Diretório Central dos Estudantes da UFERSA – DCE